quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um Homem de Família


Um Homem de família (The family man, 2000) é uma obra sincera e realista dirigida por Brett Ratner. O filme conta a história de Jack (Nicolas Cage), um magnata de Wall Street, arrogante e egoísta que só se importa com os números que preenchem sua conta bancária. Ele leva uma vida tranqüila e luxuosa, porém solitária.


A primeira cena do filme mostra Jack tendo que fazer uma escolha entre sua futura carreira ou sua namorada Kate (Téa Leoni). Na cena seguinte, vemos que Jack escolheu sua carreira e ele não se arrepende dessa escolha em nenhum momento.



Na véspera de Natal, Jack resolve caminhar até seu apartamento. Jack entra numa conveniência e, logo após sua entrada, um malandro (Don Cheadle) entra no estabelecimento. Após uma confusão envolvendo um ticket de bônus, esse malandro chamado Cash ameaça o balconista da conveniência com uma arma.


Jack consegue negociar com Cash e ambos saem da conveniência. O detalhe é que Jack não sabe que Cash é, na verdade, um anjo e, após ser questionado por Cash ("O que você precisa, Jack?), Jack responde que não precisa de nada, pois tem tudo aquilo que deseja.


Após esse episódio, Jack acorda numa casa estranha, com duas crianças pequenas e Kate ao seu lado. O ex-magnata descobre, através de Cash, que ele conhecerá como seria sua vida se ele tivesse ficado com Kate, lembrando que essa experiência será apenas uma amostra temporária.


Um Homem de Família é, basicamente, um drama. Sua história estrutura-se no antes e depois de Jack – antes e depois. Nesse sentido, o roteiro martela em cima da seguinte mensagem: nós fazemos escolhas que, muitas vezes, nos levam para caminhos e vidas inimagináveis.

O filme conta com boas interpretações, mas o destaque vai para Cage que nos entrega um personagem muito humano. Os sentimentos despertados pelo personagem oscilam entre a raiva e a pena. Apenas um grande ator para tornar o filme mais interessante.

Um Homem de Família, para ser sincero, me deixou um pouco triste, por conta de seu final extremamente realista. É um filme de Natal que traz uma bela mensagem: você não pode mudar seu passado, mas, pode fazer seu futuro.

A obra, felizmente, não é só drama. Cage nos entrega momentos engraçados quando sofre a transformação (a cena em que ele abre seu novo guarda roupa é impagável). Mesmo assim, após o desfecho, fica uma sensação de que acabamos de assistir a realidade na tela, a vida real.


A melhor maneira de se definir Um Homem de Família é como uma fábula triste sobre as escolhas que fazemos durante a vida. Um filme interessante e bonito que vale a pena ser assistido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário