segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Esqueceram de Mim

Para mim, Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990) é o filme definitivo de Natal. Para quem não conhece a obra, aqui vai a sinopse: Kevin McCallister (Macaulay Culkin) é o filho mais novo da família McCallister e passa por todos os problemas que um filho mais novo possui em sua condição.


Os McCallister decidiram viajar para a França, porém, devido à correria e a falta de organização, a família esquece Kevin em casa. A situação fica pior, pois a dupla de ladrões Harry e Marv (Joe Pesci e Daniel Stern, respectivamente) resolvem roubar a casa de Kevin na véspera de Natal. Os dois ladrões sabem que Kevin está sozinho em casa e é apenas um garotinho. Os dois ladrões descobrem, da pior maneira possível, que o plano deles não irá dar certo.



Esqueceram de Mim é uma obra fantástica justamente pela sua premissa original e um elenco afiado. Joe Pesci está ótimo como o "esquentadinho" Harry e Daniel Stern também está na medida certa como o imbecil Marv. Todavia, o filme é carregado pelo astro mirim Macaulay Culkin, que rouba a cena como o encantador/malandro Kevin. Atualmente, Culkin permanece preso à imagem de astro mirim.


É notável que o roteiro do filme alie sentimentalidade com doses de humor negro. As armadilhas que Kevin monta são criativas e cruéis. Porém, os dois bandidos provam que merecem coisa pior. Nada mal para um filme natalino.


O diretor Chris Columbus (que não acerta na direção desde O Homem Bicentenário) conduz a obra muito bem. O filme tem uma edição ágil e ótima montagem. Uma cena que se destaca é o jantar em que Kevin arranja briga com seu irmão mais velho Buzz (Devin Ratray). Ali há uma verdadeira aula de coordenação de cena e atores. Tudo acontece na hora certa: a briga entre Kevin e Buzz, o pai de Kevin jogando a passagem dele fora (sem querer) e o fim da cena com toda família encarando o pobre Kevin.


Um destaque de Esqueceram de Mim é a sensacional trilha sonora, que enriquece a obra. Sem dúvida, é o filme natalino com a melhor seleção de músicas, incluindo a marcante música tema criado por John Willians.

Esqueceram de Mim é um filme maravilhoso, uma comédia engraçadíssima que eu revejo com minha família todos os Natais. Você irá se divertir, nem que seja através de um pouco de sadismo (rindo da desgraça dos bandidos).

Um comentário: