terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Estranho Mundo de Jack


O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare before Christmas, 1993) é uma animação natalina diferente de qualquer outra que você já tenha visto. Trata-se de um filme natalino que envolve envenenamento, órgãos decepados e vários outros tópicos que você não encontraria numa obra sobre o Natal. Contudo, O Estranho Mundo de Jack é um filme muito único, que vale a pena ser visto.

O filme nos introduz na cidade do Halloween onde temos o carismático Jack (voz de Danny Elfman), uma caveira falante que conduz as festas de dia das bruxas, todos os anos. Jack sente-se um pouco infeliz e entediado, pois sua vida (ou seria morte?) se reduz a assustar as pessoas.


Durante uma caminhada, Jack entra involuntariamente na cidade do Natal e lá ele se encanta com tudo o que vê. Ele fica tão intrigado que ele resolve apresentar o Natal aos moradores da cidade do Halloween. Sua obsessão chega a tal ponto que ele resolve substituir o Papai Noel para realizar o Natal.


Jack não é mau. Ele se encantou com o Natal de tal forma que ele resolveu participar dessa festa a qualquer custo, sem levar em conta as conseqüências que seu ato pode desencadear.



Há também a personagem Sally, a mocinha da história que é apaixonada por Jack e tenta convencê-lo de esquecer essa idéia maluca. Mas Jack é obstinado e teimoso o suficiente pra não lhe dar os ouvidos.


O Estranho Mundo de Jack conta com a assinatura visual e o estilo gótico do produtor Tim Burton, que não pode dirigir a obra, pois estava envolvido com a continuação do Batman. Todavia, percebe-se a mão do diretor em toda a obra.


Essa animação foi realizada usando a técnica do Stop-Motion, que deu um visual único ao filme. Ela combina perfeitamente com a aura gótica da obra. O Estranho Mundo de Jack chegou a concorrer o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, porém perdeu aos fantásticos dinossauros de Jurassic Park.


Um filme extremamente original e marcante, O Estranho Mundo de Jack é uma ótima animação, diferente de qualquer filme natalino que você tenha assistido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário