quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Simplesmente Amor

Até agora, durante essa Maratona de Natal do Cine Rock and Roll, nenhum filme me impressionou tanto quanto esse Simplesmente Amor (Love Actually, 2003) uma comédia inglesa sensacional, envolvendo um verdadeiro batalhão de atores talentosos em seus respectivos papéis.

Para falar a verdade, Simplesmente Amor é um drama disfarçado de comédia, no estilo de várias outras obras que você talvez conheça: Quatro Casamentos e um Funeral, Ou Tudo ou Nada, As Garotas do Calendário e vários outros exemplares. Essas comédias inglesas tratam de assuntos sérios com um verniz de comédia irresistível. Eu sou um grande fã desse tipo de filme.



Talvez seja por esse motivo que Simplesmente Amor tenha me agradado tanto; o diretor Richard Curtis (roteirista desse filme e Quatro Casamentos e Um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill – ou seja, o cara é Foda!) entrega aqui um filme de Natal extremamente adulto; temos várias situações engraçadas encravadas em temas sérios como traição, doenças e outros problemas existentes na vida. O detalhe aqui é como Curtis os retrata de uma maneira dramática sem cair na tristeza e melancolia – ao contrário do filme que eu comentei anteriormente – Um Homem de Família.


Simplesmente Amor acompanha a história de várias pessoas que estão interligadas de alguma forma. São várias vertentes abertas no início da obra e que se encerram num ponto em comum (a última cena do filme). Novamente notamos o domínio do diretor/roteirista que conduz o filme com coerência e equivalência entre as tramas.

Só para vocês terem uma idéia, vejam só os nomes dos principais atores da produção: Bill Nighy, Colin Firth, Liam Neeson, Emma Thompson, Martin Freeman, Chiwetel Ejiofor, Keira Knightley, Hugh Grant, Laura Linney, Alan Rickman, Rodrigo Santoro, Billy Bob Thornton, Rowan Atkinson – isso sem contar outros atores menos conhecidos que abrilhantam a obra ainda mais.



Um dos destaques da produção é a atuação engraçadíssima de Bill Nighy, interpretando um típico roqueiro inglês: desbocado, sarcástico e auto-depreciativo. Outra atuação de destaque é a de Hugh Grant como o indeciso Primeiro Ministro.


O que é mais bacana nesse filme é a capacidade de fazer você rir e refletir sobre as coisas que estão passando na tela. Por exemplo: ao mesmo tempo que você ri com a atuação de Rowan Atkinson, como um vendedor perfeccionista, você também pensa na atitude do personagem de Alan Rickman que foi até esse vendedor para comprar um presente para sua possível amante. Esse tipo de situação é constante em Simplesmente Amor.


Eu não consigo eleger o melhor segmento do filme, pois eu gostei de todos. Todavia, o título de personagem preferido vai para o roqueiro Billy Mack e suas tiradas sensacionais.



A trilha sonora é um destaque a parte: John Lennon ("All you need is Love"), Dido ("Here with me"), Darlene Love ("All alone on Christmas") e outras músicas que enriquecem a narrativa (sem falar na canção do personagem Billy Mack).


Aliás, uma curiosidade sobre Darlene Love. Muitas pessoas deverão reconhecer essa música que toca no filme de outra obra natalina: Esqueceram de Mim 2. Para os mais antenados, Darlene Love interpretou a esposa de Danny Glover nos quatro filmes da série Máquina Mortífera. Legal né?


Uma fala muito bacana no filme é quando o Primeiro Ministro está numa conferência com o Presidente dos EUA (interpretado pelo Billy Bob Thornton). Veja só o que Hugh Grant responde ao jornalista:


Press Conference Reporter: Mr. President, has it been a good visit?
The President
: Very satisfactory indeed. We got what we came for, and our special relationship is still very special.
Press Conference Reporter
: Prime Minister?
Prime Minister: I love that word "relationship." Covers all manner of sins, doesn't it? I fear that this has become a bad relationship; a relationship based on the President taking exactly what he wants and casually ignoring all those things that really matter to, erm... Britain. We may be a small country, but we're a great one, too. The country of Shakespeare, Churchill, the Beatles, Sean Connery, Harry Potter. David Beckham's right foot. David Beckham's left foot, come to that. And a friend who bullies us is no longer a friend. And since bullies only respond to strength, from now onward I will be prepared to be much stronger. And the President should be prepared for that.


Realmente, Simplesmente Amor é um filme maravilhoso. Até agora, o melhor filme dessa Maratona que eu estou realizando. Nota 10!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário