quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Rudolph – A Rena do Nariz vermelho

É uma experiência interessante assistir a Rudolph – A Rena do Nariz vermelho (Rudolph the Red Nosed Reindeer, 1964) nos dias atuais. Isso se explica pelo fato de Rudolph ser uma animação em Stop-Motion, recurso utilizado por poucos cineastas atualmente, porém foram através desses efeitos que tivemos obras-primas como The Lost World (o de 1925) e King Kong (1933).


A história da deslocada rena que nasceu com o nariz vermelho e, depois de muita humilhação e sofrimento, passa a ser aceita no Pólo Norte é conhecida por todos. O detalhe deste filme é o acréscimo de personagens que eu não conhecia como o elfo Hermey (que deseja ser dentista) e Yukon Cornelius, que enriquecem ainda mais a narrativa.

O filme foi feito pela dupla de diretores responsáveis por A Festa do Monstro Maluco (lançado aqui, em DVD, pela editora Works). Um fato interessante é que Rudolph foi feito no Japão e dublado no Canadá. Os bonecos foram feitos com madeira, arame e tecidos.


Algumas pessoas, mal-acostumadascom os efeitos especiais e genéricos, podem achar Rudolph meio chato e arrastado, mesmo o filme tendo míseros 52 minutos! Todavia, eu indico essa animação muito bacana para qualquer um que quiser se divertir de maneira inocente e construtiva. Uma fábula muito legal.

Um comentário: