quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um Anjo Caiu do Céu

Definitivamente, durante essa Maratona de Natal do Cine Rock and Roll, o único filme que conseguiu me deixar emocionado (até agora) foi Um Anjo Caiu do Céu (The Bishop's Wife, 1947) – obra que poucas pessoas conhecem ou já assistiram por aqui.

David Niven é o bispo Henry, um homem empenhado em sua fé, que mal tem tempo para sua mulher Julia (Loretta Young) e sua filha Debby (Karolyn Grimes). Henry está ocupado, tentando angariar fundos para a construção de uma igreja, porém ele possui grandes divergências com a financiadora do projeto, a senhora Hamilton (Gladys Cooper).

Após um jantar conturbado com sua esposa, o bispo entra em seu escritório e reza, pedindo a Deus um norte à sua vida. Nesse momento, aparece Dudley (Cary Grant), personagem que aparece nas primeiras cenas do filme. Dudley afirma ser um anjo que irá ajudar Henry na construção da Igreja. Muito relutante Henry aceita a presença do anjo em sua vida.



É impressionante com Cary Grant está convincente em seu papel. Quando seu personagem está em cena, uma sensação de harmonia transpira da tela, atingindo os expectadores. Isso torna o filme ainda mais atraente e bacana de se assistir. Outras atuações interessantes são as de David Niven, perfeito interpretando o ocupado bispo, assim como Monty Woolley, que interpreta o adorável professor Wutheridge.


Um Anjo Caiu do Céu possui várias cenas magníficas, como a sucessão inicial de bondades que Dudley faz na rua, no inicio do filme; ou a maravilhosa cena da patinação; ou ainda a cena do coral, que me deixou extremamente tocado...


Diferente dos filmes natalinos atuais, Um Anjo Caiu do Céu traz uma história extremamente origina que remete ao espírito natalino de forma incisiva, mas não óbvia. Por exemplo: em Um Anjo Caiu do Céu não há personagens discutindo sobre o verdadeiro espírito de Natal, pois esse sentimento é representado pelas ações dos personagens e os diálogos entre eles; uma cena que exemplifica isso é quando o taxista Sylvester diz que Dudley e Julia não precisam pagar o táxi, pois os dois mostraram a ele que ainda existem humanos na Terra – uma fala extremamente simbólica e poderosa.


Além disso, ao contrário das obras óbvias que são lançadas atualmente, Um Anjo Caiu do Céu mostra um enredo original e envolvente. Depois de assistir o filme, dá vontade de ser uma pessoa diferente e relevante aos outros.

Um Anjo Caiu do Céu concorreu à cinco Oscar, incluindo o de Melhor Filme, todavia ganhou apenas o prêmio de Melhor Som. Interessante que, nesse ano, dois filmes natalinos concorreram ao Oscar de Melhor Filme: Um Anjo Caiu do Céu e Milagre na Rua 34!

Uma curiosidade interessantíssima da obra é que o filme começou a ser filmado por Willian A. Seiter. O produtor Samuel Goldwyn resolveu trocá-lo contratando Henry Koster, que refilmou tudo. O detalhe é que, de início, Cary Grant seria o bispo e David Niven seria o anjo. O novo diretor percebeu que eles estavam nos papéis errados, por isso os inverteu. Cary Grant não concordou muito com isso, mas enfim aceitou. Até hoje, Dudley é considerado uma das melhores interpretações de Grant.


Um clássico inestimável, Um anjo Caiu do Céu é um filme recomendado para a noite de Natal. Você vai rir e se emocionar assistindo a essa obra.

Um comentário: