
Fantástico. Eis a palavra que define Emmet Otter's Jug-Band Christmas, desenho de 1977 idealizado por Jim Henson, o criador dos Muppets. A história dele foi adaptada de um livro infantil e realizada sob encomenda para a HBO em 1977. Sem dúvida nenhuma, essa obra é uma pérola que merece ser redescoberta urgentemente.
Acompanhamos a trajetória de Emmet e sua mãe, dois adoráveis personagens. Eles são pobres e trabalhadores – levam uma vida difícil. O pai de Emmet morreu e ele e sua mãe são muito unidos.

Na cidade onde eles moram, um concurso de talentos é aberto e ambos resolvem participar, pois são ótimos cantores. Só que eles fazem isso escondido um do outro. A mãe de Emmet quer ganhar o concurso para dar um violão à Emmet, enquanto Emmet quer ganhar o concurso para dar um piano à sua mãe.
Emmet forma uma Jug Band para tentar ganhar. As Jug Bands são muito populares nos Estados Unidos e caracterizam-se por apresentarem um tocador de Jug (eu não sei se há uma tradução para esse instrumento) que é uma espécie de instrumento de sopro. As Jug Bands eram formadas por pessoas tocando instrumentos feitos com objetos domiciliares como bacias de lavar roupa, colheres e o kazoo, que nada mais era do que folhas de papel! Algumas vezes, pegavam violões descartados e colocavam cordas artesanais pra produzir som. Tudo muito caseiro.

É interessante como o filme dá um aspecto charmoso a essas Jug Bands. O sul dos Estados Unidos foi retratado, na maioria dos filmes, como um lugar atrasado, com caipiras racistas e malucos. Essa visão sempre esteve associada a filmes como Mississipi em Chamas e O Massacre da Serra Elétrica (antigo, por favor) que mostraram a face mais obscura dos Estados Unidos sulista. Eu não estou desmerecendo as obras; apenas afirmo que elas focaram nos piores aspectos dessa parte dos EUA. Esses aspectos existiram e não devem ser esquecidos, porém nós só temos acesso à essa visão negativo do sul. Coisas boas vieram de lá e Emmet Otter's Jug-Band Christmas apresenta um aspecto fascinante e admirável dessa parte dos EUA.

Votando a história do filme, Emmet e sua mãe perdem o concurso para uma banda de roqueiros baderneira (O Pesadelo). Os dois ficam desolados, mas resolvem voltar para casa, junto com os amigos de Emmet. Quando eles estão saindo, resolvem juntar as canções resultando na belíssima "Closer/Brothers Medley". Um empresário, impressionado com esse desempenho, contrata-os e, ao final, todos saem felizes.
Emmet Otter Jug-Band Christmas é brilhante. Como não se apaixonar por uma história tão charmosa e bela. A irresistível mistura de música e conto fantástico torna-se um divertimento que passa uma sensação de conforto enquanto você a assiste. Não há palavras para descrever o quanto eu gostei desse atestado da genialidade de Jim Henson.

Sem falar sobre a excelente trilha sonora do premiado Paul Willians. Impossível não se apaixonar por canções com "When the River", "Brothers", "Closer now than Ever Before" e a fantástica união dessas duas últimas canções. Jerry Nelson e Marilyn Sokol dão um show dublando e cantando como os personagens principais. Os dois possuem lindas vozes.
Como curiosidade, um nome de destaque no elenco é o de Frank Oz, que sempre trabalhou bem com marionetes (vide seu marcante papel como o mestre Yoda).
Esse desenho é muito bom. Procure assistir se você gosta de uma boa animação ou de um ótimo musical ou ainda de um excelente filme. Eu achei Emmet Otter's Jug Band Christmas um filme maravilhoso. Abaixo eu listo o nome das músicas que compõem o filme:

01 – Instrumental Theme
02 – Intro
03 – Barbecue
04 – Intro 2
05 – The Bathing suit she wore
06 – Hole in the Washtub
07 – Yancey Woodchuck's Barbeque
08 – Brothers
09 – Riverbottom Nightmare Band
10 – Intro 3
11 – When the Mountains
12 – Closer now than Ever Before
13 – Closer/Brothers Medley
14 – When the Mountains pt.2
Nenhum comentário:
Postar um comentário