quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O que terá acontecido a Baby Jane?


É verdade que eu costumo comentar algumas “tranqueiras” aqui no blog (vide Cães Assassinos, Com as próprias mãos 3 e vários outros); nem sempre nós, amantes do cinema, conseguimos assistir a boas obras, que realmente valham a pena assistir. Quando nos deparamos com um filme como O que terá acontecido a Baby Jane? (What ever happened to Baby Jane? 1962), daí nos damos conta de como o cinema pode produzir obras excepcionais e inesquecíveis.

O enredo do filme acompanha as irmãs Hudson que vivem em Los Angeles. Jane (interpretada magistralmente por Bette Davis, que concorreu ao Oscar pelo papel) era uma arrogante e mimada atriz mirim que amarga uma carreira fracassada quando adulta ao contrário de sua irmã, Blanche (Joan Crawford, ótima), que quando jovem vivia na sombra de Baby Jane e agora se tornou uma famosa artista de cinema. O problema é que Blanche sofre um acidente que a deixa paralítica. Agora, sob os cuidados da doentia e obsessiva Jane, Blanche passa por todo tipo de tortura física e psicológica por parte da inveja e desgosto que Jane sente da sua carreira atual medíocre e da glória que ela um dia já teve.

Essa sinopse não faz jus à tensão que o filme causa em seu expectador. O diretor Robert Aldrich faz um ótimo trabalho, captando closes de câmera tensos e usando muito bem o cenário da mansão das Hudson; aqui, simples objetos tornam-se alvos de tensão e violência, como um telefone, um martelo e uma boneca. Outro destaque é a trilha sonora que amplia a sensação de desconforto que o filme passa.


Porém, nada se compara a interpretação de Bette Davis. Uma interpretação recheada de loucura e desespero, simplesmente sensacional. Pode ter certeza que você sentirá medo das barbaridades que Baby Jane faz com sua pobre irmã. Não é a toa que ela já foi eleita como uma das mais assustadoras vilãs de todos os tempos. Joan Crawford e Victor Buono também estão ótimos em seus respectivos papéis.


Um verdadeiro duelo entre duas divas do cinema e uma aula de suspense, O que terá acontecido a Baby Jane? é um clássico sem a menor dúvida. Um filme indispensável que irá mexer com seus nervos, nem que seja através de uma das cenas mais repugnantes que o cinema já produziu. Assista.

Um comentário:

  1. revisitar os clássicos é legal...ponto positivo para o Blog!!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir