sábado, 21 de novembro de 2009

Apertem os cintos, o piloto sumiu


Uma comédia sensacional que se tornou um clássico do gênero; Apertem os cintos, o piloto sumiu (Airplane!, 1980) é, provavelmente, um dos filmes mais engraçados que Hollywood já produziu.


A história do filme gira em torno de um provável desastre de avião que irá ocorrer devido ao envenenamento de várias pessoas que estão no vôo, incluindo o piloto e o co-piloto. Cabe a um traumatizado passageiro, ex-piloto de guerra, assumir o controle e pousar o avião.

Essa sinopse curtíssima explica o cerne do filme, sua premissa principal. Mas nessa obra, o que importa não é a análise da situação, mas o estudo de como as pessoas reagirão diante dessa conjuntura imprevisível e caótica. Pode parecer que eu esteja forçando a barra para encontrar um aspecto mais "filosófico" para a obra, porém Apertem os cintos, o piloto sumiu é tão brilhante por explorar todos os estereótipos criados nos filmes de catástrofe: temos o herói traumatizado com uma heroína corajosa, o médico que tenta manter a calma e a razão acima de tudo, passageiro histéricos entre outras caricaturas de pessoas, tão exploradas em filmes como Inferno na Torre e Aeroporto, por exemplo.



Apertem os cintos, o piloto sumiu é também impressionante no que diz respeito à quantidade e qualidade de cenas antológicas; o trio ZAZ (Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker) criou sequências e situações que foram copiadas por outros filmes do gênero.


Quem não se lembra, por exemplo, do piloto que faz comentários pedófilos à um garotinho o tempo inteiro ("Você já esteve numa prisão turca"); ou da cena em que os passageiros resolvem acalmar uma mulher histérica; a sequência em que o herói e a mocinha se conhecem num bar, ao som de Staying Alive. Existem milhares de outras sequências marcantes.


Sem dúvida nenhuma, essa obra é recomendada para quem quiser rir muito e se divertir à beça. Apertem os cintos, o piloto sumiu é uma comédia maravilhosa que, praticamente, criou o subgênero besteirol no cinema.


O Subgênero besteirol (Atualmente)


É impressionante observar como o subgênero besteirol é mal representado atualmente. Desde que Todo Mundo em Pânico fez um estrondoso sucesso em 2000, Hollywood não parou de produzir filmes que parodiavam outros filmes. Para entendê-los era necessário, ao menos ser atualizado nos cinemas.


E o pior foi ver o nível de qualidade desses filmes caindo vertiginosamente. Filmes como Deu a louca em Hollywood (que título é esse?) e Espartalhões mostraram que esse tipo de comédia atingiu o fundo do poço. Alguns exemplares conseguem salvar (O recente Zumbilândia que, de certa forma, parodia os filmes de zumbis e Trovão Tropical), porém a maioria é lixo.


A única coisa que nos resta a fazer é assistir aos filmes bons do gênero e desprezar essas tranqueiras que são lançadas constantemente nos cinemas. Afinal de contas, piadas não deveriam ter prazo de validade, o que é o caso de filmes como Espartalhões, Deu a louca em Hollywood, Super Herói – O filme e muitos outros...

Um comentário:

  1. Ainda não vi "Apertem os cintos, o piloto sumiu", mas parece ser muito divertido (não sei pq, mas lembrei de "Se Beber, Não Case"). Quanto alguns filmes "comédias" que vc citou, realmente tem uns que são inassistíveis. Nao sei como tem gente que vai no cinema para ver certas porcarias, como tem gente que perde tempo vendo isso!

    Zumbilândia é ótimo!

    ResponderExcluir