sábado, 9 de maio de 2009

Eraserhead

Estava muito curioso para conhecer a tão cultuada obra de David Lynch, Eraserhead (Eraserhead,1977). Posso afirmar tranquilamente que este é o filme mais estranho que eu já assisti em toda minha vida. Imagens pertubadoras, fotografia opressiva, sonoplastia incômoda e uma história bizarra; Eraserhead é tudo isso, e muito mais.

A fita conta a história de Henry, um rapaz com um corte de cabelo bastante exótico, que vive numa sociedade aparentemente industrial. Ele está envolvido emocionalmente com uma moça chamada Mary. Os dois têm um filho, uma criança deformada que afeta a vida de ambos. Henry sente-se atraído por sua vizinha prostituta e envove-se com ela, após Mary deixá-lo para que cuidasse do bebê.

David Lynch nunca deu a própria interpretação quanto sua própria obra, dando margem às teorias individuais que surgem depois de se assistir ao filme. Não há como negar que o filme é, diversas vezes, pertubador. Algumas cenas ficam em sua cabeça, como a cantora que fica pisoteando os vermes que caem do teto no teatro, ou a cena em que o bebê está doente.

O diretor consegue impor um ritmo surreal à obra, deixando o espectador confuso e abalado com o clima do filme. O som da obra, incômodo em certos momentos, contribui para o desenrolar enigmático e sombrio do filme. Trata-se do retrato alucinado de um futuro caótico e terrivelmente opressivo.

Jack Nance está fantástico na pele de Henry, um personagem medíocre e oprimido pela realidade. O restante do elenco também está ótimo.


A obra em si é cercada de mistérios envolvendo a realização do bebê deformado (ninguém sabe como foi feito) e algumas mortes misteriosas (o cinegrafista morreu pouco tempo após a realização da obra) e o próprio Jack Nance que foi morto em 1996 de maneira inexplicável.
A produção do filme foi conturbada, sendo finalizada com 5 anos de duração (apesar de seus curtos 88 minutos).

Sobre todos os aspectos, David Lynch construiu em seu primeiro filme, uma obra assustadora, inclassificável e incompreensível, campeã das chamadas sessões malditas. Eraserhead é um cult com louvor e um clássico do surrealismo no cinema; assista e mergulhe de cabeça no universo medonho de David Lynch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário