sábado, 18 de abril de 2009

Rastros de Ódio

Após um tempo sem postar críticas (provas do colégio e genéricos), estou de volta, comentando os filmes que assisti nesse período e, sem dúvida alguma, o melhor deles foi Rastros de Ódio (The Searchers, 1956), dirigido por John Ford.

Ethan (John Wayne, brilhante) é um soldado que volta temporariamente para a casa de seu irmão. Percebe-se claramente que ele não é muito bem-vindo por ali, causando desconforto entre seus familiares. Após sair com os vizinhos em busca de certos índios, a casa de seu irmão é atacada por indígenas liderados pelo cruel e sanguinário Scar que promove um massacre, sequestrando sua sobrinha mais nova (quando adulta, Natalie Wood). Ethan promove um resgate que se tornará uma epopéia de vários anos, envolvendo lutas, emboscadas, assassinatos e justiça.


Um filme fantástico e lindo. John Wayne constrói um dos personagens mais marcantes da história do cinema; sua motivação em buscar sua sobrinha é chocante e inimaginável, rendendo uma análise profunda e marcante dessa personagem. Jeffrey Hunter também está memorável no papel do mestiço Martin, que sofre todo o tipo de preconceito por parte de Ethan. Sem falar na estonteante Natalie Wood, marcando presença numa das mais bleas cenas do cinema.

Em vários veículos informativos, lê-se que o Monument Valley era um "quintal" para John Wayne. Assistindo a esse filme, vemos como John Wayne se encaixa perfeitamente no papel do complexo Ethan Edwards, inspirado em sua performance.
A jornada empregada pelos heróis do filme é comparável até à feita por Frodo e seus companheiros n'O Senhor dos Anéis. Ethan e Martin são atacados por indígenas, sofrem baixas, cavalgam pelo deserto nas mais diversas condições (sol escaldante ou neve); a história é grandiosa.
Rastros de Ódio é uma obra prima, complexa e dramática, inesquecível para qualquer amante da sétima arte. Abaixo, segue um dos diálogos mais belos do filme, retirado do IMDB.

Ethan: Our turnin' back don't mean nothin', not in the long run. She's alive, she's safe... for a while. They'll keep her to raise her as one of their own till, until she's of an age to...
Martin: Don't you think there's a chance we still might find her?
Ethan: Injun will chase a thing till he thinks he's chased it enough. Then he quits. Same way when he runs. Seems like he never learns there's such a thing as a critter that'll just keep comin' on. So we'll find 'em in the end, I promise you. We'll find 'em. Just as sure as the turnin' of the earth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário