sábado, 4 de abril de 2009

Os Olhos da Cidade são Meus

Eu adoro filmes de terror. Existe algo fascinante em torno do sobrenatural, do desconhecido, que me atrai imensamente. Por esse motivo, sempre estou à procura de bons filmes que possam causar divertimento e pavor genuíno. Sem sombra de dúvida, um desses filmes é Os Olhos da cidade são meus (Angustia, 1988) do cineasta espanhol Bigas Luna.

O filme conta a história do fracassado John (Michael Lerner), um funcionário de uma clínica de oftalmologia. Ele vive com sua mãe (Zelda Rubinstein), que o trata de forma mimada e protetora. Depois de ser demitido, John sob o domínio de sua mãe, começa a atacar as pessoas de sua cidade, arrancando seus olhos para entregá-los à sua mãe. A partir daí, o filme dá uma guinada surpreendente e torna-se um interessante estudo sobre o efeitos hipnóticos do cinema sob as pessoas. Pode parecer um tanto vago o que eu falei acima na sinopse, mas eu não quero revelar os detalhes do filme. O detalhe crucial do roteiro é que a história de John e sua mãe é um filme, que está sendo assistido por um público razoavelmete grande. Então trata-se de um filme dentro de um filme. E existe nessa sessão de cinema um assassino psicótico (vivido por Àngel Jové), que começa a matar as pessoas dentro do cinema, como John está fazendo no filme.
Existem certos momentos em que o diretor brinca com nosso subconsciente ao misturar as duas tramas. Sem contar as cenas de hipnose da mãe de John que realmente incomodam. No início do filme, surge um aviso intrigante à respeito do filme, contribuindo para a sensação incômoda que só aumenta com o decorrer do filme.
Para os amantes do gore, pode-se dizer que os assassinatos são bastante sangrentos e orgânicos. Michael Lerner não faz feio no papel do manipulável e "frágil" John, assim como Zelda Rubinstein que ficou marcada pelo seu papel no filme Poltergeist, O Fenômeno (1982).

Como curiosidade, o filme foi o vencedor dos festivais de Bruxelas e Avoriaz, além de ter conquistado um Goya de efeitos especiais.
Realmente, um filmaço. Digno de figurar entre os melhores filmes do gênero, Os olhos da cidade são meus proporcionou-me momentos de tensão e pavor genuínos, sentimentos que eu não sentia fazia um bom tempo.

2 comentários:

  1. Parece muito intrigante a sinopse e o desenrolar do filme, fiquei muito curioso para ver! Parece ter um roteiro bem amarrado.

    ResponderExcluir
  2. E o cinema alemâo??? Vale a pena conferir...

    ResponderExcluir