domingo, 19 de abril de 2009

O Justiceiro

Um dos maiores defeitos dessa adaptação do anti-herói da Marvel O Justiceiro (The Punisher, 2004) é o roteiro frouxo. Tudo bem que os produtores do filme capricharam na violência e nas referências às origens do herói (apesar de certas liberdades criativas, que irritaram os fãs xiitas), porém o desenrolar da história é bem previsível e piegas.

A história é bem simples: Frank Castle (ótima interpretação de Thomas Jane) é um policial que após envolver-se numa operação que culmina na morte do filho do mafioso Howard Saint (John Travolta), vê sua família ser massacrada pelo bandido. Ele sobrevive após tomar uma surra impressionante e retorna para fazer justiça.

Muitos podem dizer que a história é batida, porém esse é o universo d'O Justiceiro. Ele cumpre o papel de vingador, ao estilo de Charles Bronson na série Desejo de Matar. Aliás, as semelhanças entre os dois filmes e o mais recente Sentença de Morte são bastante notáveis.

Entre as melhores cenas do filme, a luta dele com o clássico vilão O Russo (vivido pelo wrestler Kevin Nash) é violental, brutal e cruel, elementos indispensáveis no universo de Frank Castle. A morte da família dele é também muito violenta.

Talvez, se o filme tivesse sido tratado com mais fidelidade ao universo do herói, teríamos uma obra tão séria e brutal como o último Batman. Já são três tentativas de levar o personagem para as telas: a primeira foi na era dos filmes medíocres da Marvel (entre o final da década de 80 e o início dos anos 90), numa produção onde o "ator" Dolph Lundgren encarnava o herói; a segunda tentativa foi essa aí de 2004; a última foi em 2008 (que eu estou curioso para conferir, apesar da péssima bilheteria nos EUA).
Espero, sinceramente, que O Justiceiro ganhe uma adaptação decente e fiel aos quadrinhos. Para quem ficou francamente decepcionado com esse filme, sugiro que confira Sentença de Morte, uma obra bastante superior e de temática semelhante.

2 comentários:

  1. O Justiceiro é um filme interessante...mas a trilha sonora é fraca.

    ResponderExcluir
  2. eu gostei do Justiceiro de 2004. não sabia q não foi fiel aos quadrinhos, então entendo o lado dos fãs de longa data. Mas como filme, não deixou a desejar, não.

    ResponderExcluir