sábado, 21 de fevereiro de 2009

Operação Valquíria - Um plano quase perfeito

Apesar de todas as expectativas ruins, Operação Valquíria (Valkyrie, 2008) é um filmaço, um ótimo exemplar de suspense/guerra que realmente me surpreendeu. A obra narra a conspiração organizada pelo coronel Claus von Stauffenberg (ótima interpretação de Tom Cruise), para matar Adolf Hitler e salvar a Alemanha. No início do filme, somos apresentados à um homem descontente com os rumos que seu país está tomando. Após um acidente, Stauffenberg é mandado até Berlim onde conhece um grupo de conspiradores que pensam como ele. O grupo coleciona falhas e mais falhas em suas tentativas para matar o líder nazista e Claus bola um plano mirabolante que pode dar certo.
Realmente, quando eu comprei o ingresso não esperava que veria um filme tão bom. Aos poucos, o ótimo diretor Bryan Singer vai construindo um clima de tensão bastante interessante. Você torce para os conspiradores até o fim (como foi frisado pelo crítico Roberto Sadovski).

O filme tem muitas qualidades, sendo a escolha do elenco a maior delas. Tom Cruise entrega uma interpretação decente, sem manias, rendendo uma boa imagem ao personagem histórico; Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson e Terence Stamp engrossam o time de feras no elenco.

Operação Valquíria é interessante em alguns momentos para uma análise mais profunda. Por exemplo, numa das cenas mais interessantes do filme, quando Stauffenberg volta para sua casa e vê seus filhos brincando, notamos que ele é um homem que realmente enxerga a situação em que seu amado país se encontra.
Sinceramente, Operação Valquíria é um excelente filme, que conta uma história emocionante e inspiradora. Como Tom Cruise diz no filme: "As pessoas devem saber que existiram alemães que lutaram contra o nazismo". Um filme recomendado para qualquer público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário