sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Lutador - Um filme brilhante


Superação. Eis a palavra que melhor define o novo longa de Darren Aronofsky, O Lutador (The Wrestler,2008). Superação do próprio diretor quanto ao seu último filme (Fonte da vida); superação de Marisa Tomei, que está em seu melhor papel; e, principalmente, superação de Mickey Rourke, na melhor atuação de sua carreira. Ele incorpora o lutador Randy "The Ram" Robinson, um ícone dos "distantes" anos 80. Atualmente, ele vive uma vida medíocre e inexpressiva, apaixonado pela stripper Cassidy e brigado com sua filha. Ele luta eventualmente, à troco de algum dinheiro para poder se sustentar, porém sua vida muda quando ele tem que se aposentar.

É impressionante observar e avaliar a atuação de Mickey Rourke. Ele arrasa no papel de Randy, um homem que ama o que faz (a luta) e paga o preço por isso. Ao contrário de outro célebre personagem, Rocky Balboa, Randy faz o que pode para equilibrar a sua vida pessoal. Rocky, por exemplo, passou por um calvário antes de conseguir uma oportunidade; Randy, ao contrário, luta após o seu auge, para não ser esquecido completamente. Por esse motivo, há como criar um paralelo entre o ator e o personagem.

Uma das virtudes do filme é o seu magnífico roteiro, que foge dos clichês do gênero. Sem dúvida, o Oscar esqueceu de reconhecer Robert D. Siegel pelo seu excelente trabalho.

O filme possui certos aspectos muito interessantes. Por exemplo, a câmera acompanha sempre Randy pelas costas, como se fôssemos sua sombra, alguém muito próximo do íntimo do lutador, vendo pelo seu ângulo de vista o mundo que o rodeia. Outro ponto interessante são os momentos de silêncio, onde só escutamos a pesada respiração do lutador, sentindo o seu cansaço quanto a sua vida.

A produção contou com o apoio de alguns "wrestlers" profissionais. Para aqueles que conhecem o ramo, O Lutador envolve as ligas de luta americana CZW e ROH.
A trilha sonora é outro ponto de destaque; o filme é permeado de músicas heavy metal, além da belíssima música de Bruce Springsteen que inexplicavelmente ficou de fora do Oscar. Enfim, O Lutador é um filme sensacional, cheio de virtudes e com uma mensagem fantástica. Assim como Rocky Balboa, Randy "The Ram" Robinson ficará nas nossas memórias para sempre.
A consagração final será no dia 22 de fevereiro quando Mickey Rourke ganhar seu merecidíssimo Oscar pela sua brilhante performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário